Como escolher o sutiã certo

 

Como escolher o sutiã certo? Calcula-se que mais de 80% das mulheres tanto aqui nos Estados Unidos quanto no Brasil usem sutiãs errados. Às vezes na busca de um modelo bonito, detalhes importantes são esquecidos. A roupa pode estar linda e a lingerie errada estraga tudo. Até a postura pode mudar. Muitas mulheres quando estão fazendo compras dizem pra gente que estão usando um sutiã velho e que tem um bom em casa que vai ficar muito melhor com a roupa nova, mas a gente deveria estar o tempo todo com um que funcione bem.

Falando dos erros comuns, as alças do sutiã (aqui stripes) podem estar apertadas demais e causar dor nas costas e nos ombros até deixando eles marcados. Às vezes se compra um bojo grande demais (aqui cup) com o intuito de aumentar os seios, o que não fica bom. Existem sutiãs com um pequeno enchimento na parte de baixo (push up) que fazem isso. Ou o bojo pode estar pequeno demais quando se deseja o oposto, diminuir os seios. O que também não funciona, pelo contrário, o formato dos seios não fica bonito e acaba aumentando mais a figura toda. A tira (band) pode estar apertada demais e aí divide as costas e sobra gordurinha em cima e embaixo, mesmo em quem não está cheinha.

É dificil que um sutiã tradicional brasileiro que só tenha uma medida tipo 40, 42, 44… fique perfeito numa mulher. O melhor é buscar um modelo que leve em conta separadamente as medidas dos bojos e das costas como os daqui ou europeus. Já existem alguns assim no Brasil. O ideal é pedir a uma especialista que faça a sua medida, mas é preciso paciência para experimentar vários, pois nem sempre a mesma medida funciona para todas as marcas ou modelos. Pode se precisar aumentar ou diminuir uma das duas medidas.

O trabalho de sustentação dos seios é feito pela parte do sutiã que fica embaixo deles e não pelas alças. Aros de metal são maravilhosos para ajudar, principalmente para quem tem seios maiores. E não fazem mal a saúde como muita gente pensa ( a não ser que esteja amamentando ou logo após uma cirurgia). Se um sutiã de aro está incomodando é porque o tamanho do bojo (aqui A,B,C…) está errado ou então o sutiã está velho. Ao comprar, você deve fechar nos primeiros ganchinhos e ao puxar por trás ele fechado, não deve expandir mais que uns 2,5 cm. Se estiver mais frouxo significa que o tamanho das costas (aqui 34, 36, 38…) está grande demais. A medida que você vai usando e lavando, o sutiã vai cedendo.  Aí você muda para o segundo ganchinho, depois para o terceiro. Quando você conseguir puxar mais de 2,5 cm aí, não é que ele ficou confortável, significa que já está na hora de aposentá-lo. Quem tem poucos no armário, não espere que eles durem mais que 6 meses.

Para fazer com que ele dure mais, o ideal é que sejam lavados à mão com um sabão líquido para roupas delicadas. Existem até uns específicos para lingerie. Se for difícil pra você, use uma daquelas bolsas para máquina de lavar (mesh bags) para sutiãs, elas não amassam os bojos.  Mas nunca os coloque numa secadora.

Todas nós mudamos pelo menos umas 5 vezes de tamanho de sutiã no decorrer das nossas vidas: por mudança de peso, gravidez, amamentação, pós amamentação, alterações hormonais, cirurgias, etc.  É importante refazer a medida de tempos em tempos.

Aqui é fácil encontrar modelos que sejam bons para qualquer tamanho de seios e costas, é só  ter paciência. Não fique presa àquela loja tão conhecida das brasileiras… Aproveite para conhecer marcas diferentes em lojas de departamento ou em lojas como a Intimacy, onde as vendedoras tem grande experiência em ajudar a encontrar seu tamanho. Algumas marcas são especialmente boas para seios bem grandes, com modelos de ótima sustentação não deixando de ter detalhes bem bonitos. Mesmo que elas custem mais caras, vocês sabem que aqui sempre existem promoções.

Marcia, de NY