Look da Dilma em sua 2a posse

Presidente Dilma em sua posse

Presidente Dilma em sua posse

Please see translation bellow: 

Foram tantos comentários sobre a roupa da presidenta Dilma em sua posse no dia 1o de janeiro, que resolvi fazer esse post. De tudo que li, o que mais discordo é de que a moda não importa, que a roupa que ela usa é pequena frente aos problemas que irá enfrentar… Os problemas são muitos, mas acho uma pena desperdiçar uma forte arma de comunicação de uma figura pública, numa ocasião tão importante como essa. Sua roupa dividiu tantas opiniões de sociólogos, filósofos, estilistas, colunistas, etc… que resolvemos dar nossa opinião objetiva e técnica como Consultoras de Imagem, independente da política ou questões pessoais:

1) Tanto a cor pastel quanto o tecido usado (a renda), passam uma imagem romântica e delicada, talvez seja estratégia política, porém nada tem a ver com a personalidade e estilo da presidenta, por isso gera um incomodo pra quem vê a pessoa.

2) A modelagem da blusa com as magas mais justas (parecendo faltar tecido na cabeça de manga), decote curto, e quadril mais solto fazendo alguns babados nessa região (linha A), não favoreceram o tipo físico da Sra. Dilma, gerando uma imagem contrária a figura ideal. Longe de qualquer apologia à magreza ou corpo perfeito, o que buscamos sempre é a harmonia, o que faz bem aos olhos de qualquer um.

3) A proporção da figura, divisão entre parte de baixo e parte de cima está quase ao meio. O considerado “regra de ouro” na natureza, pelo design e nas artes, é uma proporção ideal de 3 para 1 (nunca ao meio).

4) A escolha da estilista gaúcha Juliana Pereira foi bacana por ser brasileira, mas não conheço muito o trabalho dela. Já a renda aparenta ser importada, sendo que temos rendas maravilhosas feitas no Brasil (já falamos aqui da Martha Medeiros – estilista aliás, escolhida por Marcela Temer, esposa do vice). Vivemos um período difícil no mercado de moda no Brasil, inúmeras fábricas fechando as portas e talentosos estilistas desistindo, então admiramos a estratégia adotada por Michelle Obama por exemplo, que sempre usa estilistas americanos e peças fabricadas nos EUA, o que pegou muito bem pra ela. Além disso, procura utilizar a roupa a seu favor, sempre favorecendo seu tipo físico e passando boas mensagens, como usando roupas mais baratas também.

Bom, nossa sugestão seria um tailleur como de costume, pois o blazer sempre ajuda a alargar os ombros e acinturar, além da alfaiataria dar mais estrutura para senhoras como ela. Menos chance de erro. Algum tom quente de vermelho ou vinho deve ficar muito bem para seu tom de pele. O traje dela da 1a posse aliás foi bem melhor (apesar de branco), também tinha renda, mas de uma forma mais estruturada.

 

Abraços,

Silvia, de SP.

 

Brazilian’s president Dilma Roussef outfit on her 2nd take office, generated a lots of comments in Brazil. In our opinion the problem was the blouse shape that didn’t flatter her body shape. Also the lace fabric didn’t reflect her own style and should be a Brazilian kind of lace.