Como cuidar de tricots de cashmere

Screen Shot 2015-04-09 at 8.11.37 PM

Um grupo de brasileiras que faço parte e dou consultoria em vários eventos em lojas aqui em NY me pediu para que eu fizesse um post sobre como cuidar de malhas de cashmere.  É um assunto sério não só porque cuidar bem das nossas roupas e fazer elas durarem mais é importante para a nossa aparência, para o nosso bolso e para o planeta, mas também porque nessa época nós aqui estamos fazendo o chamado spring cleaning, ou seja revendo tudo o que temos no armário e começando a pensar em guardar as roupas de inverno e colocando as de primavera verão a vista. Sou sempre a favor de se ler o que vem na etiqueta de uma roupa – eu jamais compro qualquer coisa sem ver a composição do tecido, instruções de lavagem, onde é feito, etc. e oriento meus clientes a fazer o mesmo. Embora a maioria dos cashmeres venham com a instrução “Lavar a seco”, muitos vem com “Lavar a seco ou a mão”.  Eu sempre lavei todos à mão e o resultado é ótimo, e estou falando de qualidades variadas de cashmere (isso vem da região onde os animais vivem, de que parte do corpo deles vem a lã em questão, além de onde a lã é trabalhada). Eu tomo cuidados parecidos com sweaters de outras lãs como merino ou mixtas.  Vamos lá :

 

FullSizeRender-40

Qualquer malha (que estica ou que não é tecido plano) o ideal é que seja guardada dobrada numa prateleira ou gaveta e não em cabide porque se não vai deformar com o tempo. Cashmere então que é uma fibra natural delicada não pode ser diferente. Cabides são usados nas lojas como display para ficar mais atrativo. Evite guardá-los em sacos plásticos que abafam e não deixam as malhas “respirarem” e podem facilitar a ação de pragas destruidoras de roupa. Existem umas embalagens de TNT que são boas para guardar de um ano pra o outro.  Mas lembrem-se que antes de guardá-los até o outono, o sweater deve ser lavado porque pequenas manchas pouco visíveis (vinho branco por ex) vão ficar bem visíveis e muitas vezes impossíveis de serem removidas depois de meses. Cedro evita praga e tem pra vender em várias lojas aqui.

Screen Shot 2015-04-09 at 9.55.05 PM

Antes de lavar, eu vejo se o sweater está com bolinhas. Elas aparecem quando a fibra do cashmere ou da lã é curta e em geral são em áreas de atrito como braços ou lugar que a bolsa bate. Eu gosto do papa bolinha de pilha ou sweater shaver, mas há pedras ou pentes, use a que você se ajeitar mais.

 

FullSizeRender-41

 

Screen Shot 2015-04-09 at 10.03.56 PM

 

Screen Shot 2015-04-09 at 10.06.30 PM

Para lavar eu uso uma bacia e sabão suave. A água pode ser morninha pra fria. Há quem jure que shampoo de criança lava cashmere muito bem e eu acredito, mas tenho só um vidrinho pequeno para lavar pincéis de maquiagem então uso Woolight (o equivalente ao Ola no Brasil) mesmo. Dou uma mexidinha de leve com a mão e deixo lá, não mais que uns 20 minutos. Tiro o sabão com bastante água na mesma temperatura.

 

Screen Shot 2015-04-09 at 10.07.43 PM

Se eu vejo que a agua ficou com a cor da roupa, a última enxaguada eu faço com agua e um pouco de vinagre branco para evitar que o sweater fique desbotado ou manchado. Retira dessa água e não torce nem espreme.

 

Screen Shot 2015-04-09 at 10.11.32 PM

Estiro com cuidado o cashmere em cima de toalha seca numa superfície plana, eu faço já no secador de armar que eu tenho.

 

Screen Shot 2015-04-09 at 10.13.31 PM

 

Screen Shot 2015-04-09 at 10.14.21 PM

Vou fazendo um rolo da toalha com o sweater. Tiro o sweater de dentro da toalha que sai encharcada, estiro ele de novo no secador que tem uma telinha plana na parte de cima.

 

Screen Shot 2015-04-09 at 10.16.44 PM

 

Screen Shot 2015-04-09 at 10.23.16 PM

Depois de seco, eu uso um steamer, o cashmere fica super fofo. Quem não pode ter um grande por espaço, o pequeno de U$ 19.90 da Bed,Bath & Beyond resolve para uma peça de cada vez. Secadoras e máquinas de lavar não são amigas de sweaters, e se aconteceu de parar nelas por engano ou por pressa e deu aquela encolhidinha, molha com água com um pouco de condicionador de cabelo, coloca na horizontal esticadinho.  Nunca aconteceu com os meus, mas confio em quem me deu a dica.

Update: Já há algum tempo venho usando os produtos da The Laundress para lavar roupas à mão e recomendo muito.

Tem um post que foi escrito sobre isso aqui.

Marcia, de NY