A Cor do Ano 2018 da Pantone: Ultra Violeta

 

A Pantone é uma empresa que foi criada em 1950 em NY catalogando e codificando cores para a indústria gráfica. Depois começou a ser usado pela moda e por várias outras indústrias. Além das cores do catálogo tradicional, todo ano eles trazem novas cores baseadas no que é considerada a vontade das pessoas usarem e comunicarem naquele período. Como sempre dizemos: moda é comunicação e a cor é responsável pelo maior impacto nisso. Não somente por refletir melhor nossas características pessoais como subtom de pele, mas também pela psicologia das cores, que sempre transmitem mensagens subliminares e inconscientes.

Na virada do milênio, a Pantone criou a cor do ano, o que se tornou um grande marketing para a empresa. A cor é escolhida baseada no “zeitgeist”, ou espírito do tempo e inconsciente coletivo daquele ano. Por isso há tanto interesse. Existe muito estudo por trás para chegar a cor do ano.

A Cor do Ano 2018 da Pantone: Ultra Violeta, NYFW, cor do ano 2018, Crivorot Scigliano, tendencia, cores do ano Pantone

As cores do ano Pantone

Não é somente a Pantone que traz a cor do ano. Várias outras empresas de moda, tinta, decoração também tem suas escolhas. Até nós apostamos nessas aqui (veja o post). Mas a Pantone é considerada a maior expert em cores do mundo. A cor desse ano de 2017 foi o verde Greeney, que significa um desejo de reconexão com a natureza, recomeço, renovação, preocupação com o bem estar e com o meio ambiente. O que nós adoramos! Nem sempre ela está refletida so nas roupas, mas também na alimentação, decoração e etc. Afinal tendência está presente em tudo. E tudo é uma evolução/ movimento, por isso se viu tanto esse ano, o rosa millennium de 2016. A cor do ano significa que o interesse por aquela cor deve aumentar, mas não que tudo vai mudar em Janeiro.

E para 2018 foi escolhida a cor: Ultra Violeta! E da onde ela veio? Alguns dizem que começou com essa imagem: quando Hillary fez seu discurso concedendo a vitória ao Trump, em meio a um país tenso após uma eleição muito acirrada. Nós colocamos essa imagem em nosso Workshop de novembro de 2016, quando a Marcia tinha chegado de NY e o Trump acabara de vencer as eleições. Ela achou significativo a escolha da cor, pois é uma combinação do azul e do vermelho, cores dos partidos democratas e republicanos que viviam um momento de muito desgaste. Aquilo passou uma mensagem de união. “Ela simbolizou a unidade desses dois extremos, que eu acho muito sábio e bonito e simbólico”, disse Li Edelkoort.

A Cor do Ano 2018 da Pantone: Ultra Violeta, NYFW, cor do ano 2018, Crivorot Scigliano, tendencia

NEW YORK, NY – NOVEMBER 2016. Photo by Justin Sullivan/Getty Images

 

Além disso, essa cor também representa o feminino, existem alguns movimentos feministas que usam essa cor historicamente, como uma comunidade que luta por direitos iguais das mulheres, no governo e na política, chamada: Ultra Violet. Vimos aí uma coincidência, e como em pesquisa de tendências não existem coincidências, mas sim sinais.

O lilás também significa uma mistura do Rosa e Azul, cores da Pantone de 2016 que também simbolizavam a questão dos gêneros, quem vem sendo muito discutida, e vários unicórnios aparecendo por aí, até no café do Starbucks, e nos cabelos dos jovens.

A Cor do Ano 2018 da Pantone: Ultra Violeta, NYFW, cor do ano 2018, Crivorot Scigliano, tendencia

Coincidentemente os filmes de maior sucesso no Oscar desse ano, tinha imagens roxas nas capas, como o Moonlight e Laland. Também pode ter relação também com os anos 80, que foi uma década de excessos e dramática. Violeta é considerada a cor da realeza, e uma das cores prediletas da rainha Elizabeth. E no ano que vemos temos: casamento REAL. E essa nova princesa representa muita coisa relacionada a diversidade. Estarão todos de olho nesse casamento e na realeza britânica em 2018!

A Cor do Ano 2018 da Pantone: Ultra Violeta, NYFW, cor do ano 2018, Crivorot Scigliano, tendencia

Lady Gaga que é uma trendsetter atual e costuma usar bastante roxo. Quase 20 meses após a morte do músico Príncipe, trouxe de volta sua Purple Rain e a moda está tendo um momento roxo. Várias sombras de roxo apareceram nas pistas de primavera ou outono de designers como Christopher Kane, Carolina Herrera, Alberta Ferretti, Calvin Klein, Issey Miyake. Alessandro Michele, de Gucci, banhou sua pista de outono em uma luz de cor ultravioleta em um ponto.

A Cor do Ano 2018 da Pantone: Ultra Violeta, NYFW, cor do ano 2018, Crivorot Scigliano, tendencia

Então como essa cor começou a ter confirmações? A Pantone faz um trabalho muito importante de pesquisar as cores mais utilizadas pelos estilistas nas semanas de moda, e divulga a lista das 12 principais cores todo NYFW de setembro, quando as marcas desfilam suas coleções de Primavera/Verão. Por isso também a NYFW é uma semana de moda considerada tão importante, por ser a mais comercial, e representar a maior diversidade.

E desse ano foi bem mais colorida que o normal, justamente pela diversidade estar em alta. Mas as cores que mais chamavam a atenção era: amarelo e vermelho que estavam ja aparecendo nas vitrines além do normal, e também a questão de termos 3 tons de roxo: o lilás, orquídea, e o ultra violeta! Que já estava ali desde setembro. Vejam a importância dos desfiles de moda, afinal os designers são muito conectados com o inconsciente coletivo.

cores de NYFW, crivorot scigliano , cor do ano A Cor do Ano 2018 da Pantone: Ultra Violeta, NYFW, cor do ano 2018, Crivorot Scigliano, tendencia

 

E isso é o que temos obervado nas vitrines de NY nos últimos meses, o lilás e o roxo vem aparecendo e chamando nossa atenção ja ha algum tempo, como falamos nas últimas palestras e workshops.

Ficam aqui algumas palavras que a cor inspira:

Longevidade

Meditação

Ioga

Cura

Tranquilidade

Relaxamento

Calma

Espiritualidade!

Busca de um mundo novo alem do nosso!

Imaginação

Criatividade

Originalidade

Ingenuidade

Pensamento visionário

Contra-cultura

Não convencional

Feliz 2018! Um ano ultra violeta a todos!

Beijos,
Silvia, de SP.