Como estudar moda nos EUA

Olá Meninas! Meu nome é Carolina Genioli, e estou aqui hoje para contar um pouquinho de como estudar moda nos EUA.

Sempre soube que queria cursar moda, e meu sonho era estudar fora. Me formei no ensino médio em 2015, mas como minha escola era muito puxada, não tinha tempo de fazer as applications das universidades junto com a escola.

Sendo assim, tirei o ano de 2016 para me dedicar especialmente às applications das universidades e cursos de curta duração de moda.

Decidi que queria fazer faculdade fora , mas entendia muito pouco do processo de aprovação das universidades americanas. Durante meu gap year (2016), entendi como o processo funcionava e contratei uma empresa chamada DaquiPraFora, que é especializada nos processos de application de Universidades Americanas, para me auxiliar. O link dela está aqui.

como estudar moda nos EUA, FIT NYC, Fashion Institute of Technology, moda, estudar moda, fashion business, Crivorot & Scigliano, curso em ny, Carolina Genioli

A aprovação nas faculdades americanas não é através de um vestibular, apesar de termos que fazer provas como um dos requisitos para aprovação. Os métodos de avaliação (normalmente) são:

  • Histórico escolar (Ensino Médio): é necessário fazer a tradução juramentada para que a sua nota seja transferida para um GPA (que é como eles avaliam seu desenvolvimento acadêmico)
  • Toefl: prova de proficiência em inglês. Cada faculdade tem uma “nota de corte”, e essa prova é obrigatória quando o inglês não é sua língua nativa.
  • SAT: prova de inglês, matemática e redação. Sempre explico para as pessoas que ela é o “ENEM Americano”. Não são todas as universidades que exigem, pois somos alunos internacionais, mas eu fiz mesmo assim para garantir e ter uma aplicação mais forte.
  • Atividades extracurriculares: são de extrema importância para o processo de aprovação das universidades americanas, pois eles realmente reconhecem o esforço dos alunos relacionado à atividades fora da escola. Sendo assim, se você ainda tem tempo, engage em diversas atividades, clubes, esportes e trabalhos voluntários para incrementar sua application.
  • Redação: talvez uma das coisas mais importantes da application. Cada faculdade tem um tema, e você tem meses para escrevê-la. As redações são um jeito de você contar quem você através de histórias e vivências. É a melhor maneira de você convencer as faculdades de que eles devem ter você como um aluno deles. A Daquiprafora, empresa que me auxiliou no processo, tem um departamento de redação e me ajudou muito neste quesito.

É importante lembrar que cada universidade tem seu processo de application e elas podem variar bastante. Sendo assim, fique de olho em todos os requisitos e nos prazos de envio dos documentos, porque não existe o “jeitinho brasileiro” em relação as datas estabelecidas, haha!

Enviada as applications, você espera meses até que sua resposta chegue! Lembrando que aqui nos EUA, o ano letivo começa em setembro e termina em maio.No meu caso, eu apliquei para entrar no meio do ano letivo, no spring semester, que começa em janeiro! (Seria equivalente a entrar no segundo semestre no Brasil)

Eu apliquei para 5 universidades, todas focadas em cursos de Fashion business/Merchandising:

  • Savannah College of Arts and Design -Atlanta
  • Fashion Institute of Technology – NYC
  • Kent State University – Ohio
  • Marist College – NY
  • Academy of Art University – Sao Francisco

Fui aprovada em 4, das 5 universidades e decidi ir para a Kent State University estudar Fashion Merchandising.

Estudei um semestre lá (Jan – Maio 17), mas apliquei de novo pra a FIT, que era minha escola dos sonhos!

Na segunda vez aplicando, fui finalmente aceita e comecei a cursar Fashion Business lá em Setembro de 2017 🙂

como estudar moda nos EUA, FIT NYC, Fashion Institute of Technology, moda, estudar moda, fashion business, Crivorot & Scigliano, curso em ny, Carolina Genioli

Acabei de terminar meu segundo semestre na FIT e tive a oportunidade de participar duas vezes do NY Fashion Week com a Marcia e a Silvia através do NY Fashion Tour. Caso queira saber mais como é essa experiência, clique aqui.

No próximo post, vou contar um pouco mais de como é estudar em NY, morar em dormitório, alimentação, se locomover na cidade e custo de vida aqui!

Espero que vocês tenham gostado! E qualquer duvida estou à disposição!

Meu email é carolgenioli@hotmail.com e minhas redes sociais são todas @carolgenioli

Um beijo,

Carol, de NY.