Como estudar moda nos EUA parte 2

Olá Meninas! 

Estou de volta aqui no blog da Crivorot & Scigliano para contar “Como estudar moda nos EUA parte 2”.

Neste último post, falei sobre os processo de application das Universidades Americanas, quais Universidades apliquei e como fui parar no Fashion Institute of Technology, em Nova York.

Hoje vou explicar mais sobre meu curso, como fiz com moradia, alimentação e transporte. Agora em Setembro, inicio meu segundo ano na FIT, mas quero contar pra vocês como foi a experiência do meu primeiro ano fazendo faculdade de moda nos EUA e também dar algumas dicas de New York!

Estou cursando Fashion Business Management, e este curso tem duração de 4 anos. Quando apliquei para as Universidades americanas, sabia que queria um curso focado em administração e marketing de moda então escolhi somente faculdades com esse viés de negócios.

A FIT é uma faculdade muito bem conceituada nesse quesito, e as aulas do meu curso são 100% focadas para business (eu não tenho nenhuma aula de desenho, costura, modelagem, etc), que é exatamente o que eu gosto. Dá uma olhada no currículo do meu curso aqui.

Neste meu primeiro ano, tive aulas como Marketing de Moda, Negócios da Moda, Matemática aplicada à produtos de moda, entre outras. Além dos cursos focados para moda, também é obrigatório que os alunos façam aulas de ciências, humanas, exatas e línguas, também conhecidas como “General Education” courses.

Uma das vantagens de estudar moda nos EUA é que tenho uma versatilidade de montar meus horários/aulas. Tenho que seguir o currículo do meu curso, mas em relação às aulas eletivas e general education, posso escolher dentre centenas de opções, a que mais me agrada. Além disso, o aluno que monta sua própria “Schedule”, ou seja, posso colocar minhas aulas nos dias e horários que preferir, o que me permite participar de organizações, clubes, e até mesmo fazer um estágio.

A experiência que estou tendo aqui em NY está sendo maravilhosa e muito agregadora em termos acadêmicos e pessoais. Estou muito feliz de estar indo para o segundo ano de curso que amo e que têm tudo a ver comigo 🙂

 

MORADIA E ALIMENTAÇÃO:

Mudando um pouco de assunto, queria explicar para vocês como funciona a moradia e alimentação na FIT. Como cada universidade é diferente, tudo que falar aqui está relacionado a FIT 🙂

No primeiro ano de faculdade, os alunos costumam morar nos dormitórios da faculdade, que são quartos/apartamentos da própria universidade feito para os próprios alunos. O meu primeiro ano na FIT foi morando em dormitório, o que é uma experiência muito interessante haha.

É muito legal você morar no dormitório no seu primeiro ano, pois te ajuda muito a conhecer outras pessoas que estão na mesma situação que você! Além disso, você aprende a lidar com pessoas de todos os backgrounds, nacionalidades, e culturas, o que é desafiador, mas muito fascinante. Os dormitórios têm os Resident Assistants, que são alunos responsáveis por cada andar, e que promovem atividades e eventos para engajar os alunos dentro do dorm. Isso me ajudou muito a conhecer pessoas novas, e fazer amigos.

Uma ótima vantagem de morar no dorm é que tinha que atravessar uma rua para chegar na minha aula, o que é extremamente prático e me poupou de vários atrasos kkk. Por último, o dorm tem uma infraestrutura que poucos prédios em ny têm, como: porteiro, elevador, lavanderia, cozinha comunitária e RA’s disponíveis 24hrs caso você tenha algum problema.

Morar no dorm tem vários benefícios, mas também tem algumas desvantagens. Por estar na residência da faculdade, os alunos não têm total liberdade de fazer o que quiserem, então há uma série de regras que precisam ser respeitadas. Outro fator que considero desvantajoso em relação ao dorm é que vivemos dentro da faculdade, e às vezes isso pode ser sufocante. Pela FIT ser em NY, eu tinha uma facilidade muito grande em sair do Campus e ir passear em outros bairros, mas isso não se aplica a todas as universidades americanas.


estudar moda nos EUA, estudar moda em NY, New York, moda, estudar moda na FIT, Fashion Institute of Technology, Crivorot & Scigliano, Marica Crivorot, Silvia Scigliano, Carol Genioli
Foto do meu dormitório no Fashion Institute of Technology.

Como eu morava em um quarto, não tinha uma cozinha para preparar minhas refeições, então todas elas eram realizadas no refeitório faculdade (que era do outro lado da rua do meu dorm). Por estar morando no dorm, tive que comprar o que chamam de “Meal Plan”, que é o plano de refeições do refeitório da faculdade. Quem já foi para os EUA sabe que a comida americana é desafiadora, e é bem difícil (e caro) se manter saudável. Já que não estava indo para os Estados Unidos passar 2 semanas, tinha consciência de que teria que manter minha alimentação minimamente saudável. Ter o refeitório a menos de 2 minutos do seu quarto é muito prático, mas chegando no final do semestre, não aguentava mais o refeitório porque todas minhas refeições eram feitas lá, e o cardápio era, digamos, limitado kkk. 

estudar moda nos EUA, estudar moda em NY, New York, moda, estudar moda na FIT, Fashion Institute of Technology, Crivorot & Scigliano, Marica Crivorot, Silvia Scigliano, Carol Genioli

Levei meus pais no refeitório da faculdade quando eles vieram me visitar, haha 

Queria lembrar que minha experiência de dormitório e refeitório é muito pessoal, que cada Universidade é diferente, e todas tem suas qualidades e defeitos. Após um ano vivendo essa experiência, posso dizer que foi muito importante eu ter morado no dorm e passado por todos os desafios, pois amadureci e aprendi muito com eles 🙂

 

TRANSPORTE:

O último assunto que abordarei é sobre o transporte em NY! Como Nova York é uma das maiores metrópoles do mundo, o sistema público funciona muito bem e é extremamente prático.

O metrô é o transporte que mais uso, porque te leva a qualquer lugar e tem sempre uma estação perto de onde você está ou quer ir! O metrocard (bilhete do metrô) pode ser comprado avulso (U$2.25), por semana (U$32) ou por mês (U$ 120). Além de ser super prático, o metrô muitas vezes é mais rápido do que ir de carro, pois Manhattan têm muito trânsito e congestionamento.

estudar moda nos EUA, estudar moda em NY, New York, moda, estudar moda na FIT, Fashion Institute of Technology, Crivorot & Scigliano, Marica Crivorot, Silvia Scigliano, Carol Genioli

Eu fazendo pose dentro do metrô, kkk

Existe também os ônibus, que funcionam bem e aceitam os Metrocards. Para os mais fitness, NY tem as CitiBikes, que são bicicletas espalhadas pela cidade que podem ser alugadas por dia, semana ou ano. A outra opção são os aplicativos de carros como Uber, Lyft etc, porém são bem mais caros por conta da demanda e trânsito da cidade.

Para quem está visitando NY, não tem meio de transporte melhor que suas próprias pernas, haha. Garanto que sua visita a NY será muito mais proveitosa se andar pela cidade, pois terá a chance de ver o street style, arte, lojas, restaurantes, cafés e o comportamento das pessoas ao vivo. 

 

Espero que tenham gostado de ler sobre minha experiência de estudar na Fashion Institute of technology e espero ter inspirado vocês a estudar ou visitar Nova York 🙂 Estou super à disposição caso tenham alguma outra dúvida ou curiosidade, fiquem à vontade para entrar em contato comigo 🙂

Muito obrigada!

Um super beijo,

@carolgenioli

carolina_souzageniol@fitnyc.edu