“About Time: Fashion and Duration” é o tema da exposição de Moda do Met de 2020

About Time: Fashion and Duration” é o tema da exposição de moda do MET de 2020 e consequentemente tema do próximo MET Gala.

Todos os anos, sempre na primeira segunda-feira de Maio acontece o esperado jantar de gala no MET. No próximo ano, o museu completa 150 anos e Andrew Bolton, curador do departamento de moda, disse que a exposição vai traçar uma linha do tempo sobre esses anos de história da moda através do rico acervo presente no instituto.

Para desafiar o expectador a pensar, a exposição será divida em duas partes, uma branca em sua maior parte, onde a intenção é apresentar uma contra-cronologia com roupas temporais de cada década e a outra parte com roupas em preto para demonstrar a cronologia dos últimos 150 anos de moda. No total serão exibidos mais de 150 looks.

Tudo isso foi inspirado em um filme chamado Orlando (Sally Potter, 1993), que retrata a volta no tempo, onde ele viu uma cena que a protagonista entra em um labirinto com uma túnica e ela vai mudando de costume e sai com uma roupa de outra época e cultura, que acontece em meados do século XIX e encerra em 1850.

“O que eu gosto sobre essa versão do tempo de Virginia Woolf é a ideia de um continuum. Não existe um começo, um meio e um fim. É como se tudo fosse um grande meio. Sempre me senti dessa forma sobre a moda. A moda é o presente.” Disse o curador. Fonte Glamour

Nada mais importante que se discutir o tempo na moda, como o “espírito do tempo” a influencia, além do tempo que ela dura ou não… Em um momento que se discute amplamente sobre fast fashion e see now buy now versus sustentabilidade e slow fashion. Não acham?

Veja aqui como foi a ultima edição do MET Gala.