A máscara vai virar um item da nossa vestimenta a partir de agora?

Dizem que coincidências não existem e são sinais do futuro… vocês acham que a máscara vai virar um item da nossa vestimenta a partir de agora?

As máscaras chamaram a atenção quando  vimos na Colette em Paris, uma das melhores lojas multimarcas do mundo, na semana do seu fechamento em 2017. Além das frases de impacto tão atuais nos outros itens… ficamos intrigadas na época, e como coolhunter começamos a observar:

  •  uso de máscaras no Japão, onde nascem as tendências de comportamento (segundo professor do FITNYC )
  •  uso de máscaras em manifestações sociais para evitar o reconhecimento facial .
  •  as máscaras de palhaço no filme Coringa .
  • a exposição sobre máscaras “Etnos – Faces da Diversidade” no Farol Santander em 2019
  •  desde 2018 começaram a a aparecer em desfiles de moda, como temos demonstrado em nossas aulas.

Desde que o uso das máscaras passaram a ser incentivadas pelas autoridades governamentais e de saúde, a procura pelas máscaras cresceram rapidamente. Já existem dados de procura digital que houve um aumento de 40% no numero de máscaras oferecidas no primeiro trimestre deste ano.

Agora os especialistas sugerem que talvez seja necessário o aumento de uso até termos uma vacina para o controle do Covid19, com isso pode ser que as máscaras se tornem acessório de vestuário e não simples equipamento de segurança.

Percebemos que seu uso varia entre uso de segurança, saúde, recomendação médica e moda, mesmo que de forma consciente ou não.

Porém quando as máscaras entram para o mundo da moda como os outros acessórios elas passam de simbolo de saúde ou cuidado social para um simbolo de personalidade individual, já que elas cobrem boa parte do rosto impactando diretamente a identidade pessoal. Isso pode causar grande impacto na moda em geral.

Outro fato observado é que existe dentro de situações traumáticas ao longo da história grande número de situações de aproveitamento capitalista e a produção de máscaras tem sido uma delas. O fato da necessidade de todas as pessoas necessitarem do uso para a proteção sua e do outro,  faz com que todos usem as máscaras de tecido, deixando as máscaras descartáveis para os profissionais da linha de frente. Tem surgido produções e venda de todos os preços e situações sendo apresentadas, mas o mais comum é a oferte de compre um e doamos 1 para os trabalhadores de frente.

 

Veja abaixo algumas imagens de desfiles:

 

A máscara vai virar um item da nossa vestimenta a partir de agora?

A máscara vai virar um item da nossa vestimenta a partir de agora?

 

A máscara vai virar um item da nossa vestimenta a partir de agora?A máscara vai virar um item da nossa vestimenta a partir de agora?

 

Dizem que coincidências não existem e são sinais do futuro… vocês acham que a máscara vai virar um item da nossa vestimenta a partir de agora? O que acham?

 

Você se interessa por diversidade? Leia aqui nosso post sobre o tema.