Como se vestir para trabalhar de casa

Como se vestir para trabalhar de casa – esse assunto pode fazer mais parte das nossas vidas nesse momento?!
Mesmo as pessoas que nunca trabalharam de casa, estão tendo que fazer isso no momento. E apesar de parecer simples para varias de nós, muitas mulheres estão fazendo isso pela primeira vez. O desafio pode ser bem maior, já que seus parceiros e crianças tambem estão em casa. Isso torna tudo um pouco mais dificil, certo?
Por isso, vou dividir com vocês algumas dicas de como se vestir para trabalhar de casa:
  • Quando nos vestimos para trabalhar, é como estivéssemos mandando uma mensagem para nosso cérebro: “oi, estou indo trabalhar agora!”
  • Também é bom para nosso mindset: “Eu estou pronta para ser produtiva e focada. Não é hora de Netflix!”
  • Você tambem estaria pronta para um video call marcado em cima da hora. Sim, se vocé está trabalhando de casa, isso pode acontecer!

Como se arrumar:

  • O dress code aqui é casual, e conforto é importante. Dependendo do que você faz, pra que empresa você trabalha, ou quem é o seu cliente ideal, é fundamental que sua imagem esteja alinhada com eles.
  • Nunca use alguma coisa que vocé nao queira ser vista usando por seus colegas de trabalho ou clientes.
  • O que você usa na parde de cima é muito mais importante do que na parte de baixo. Na verdade, o que as pessoas vão ver nas reuniões online é sua blusa, e acessórios como colares, brincos, lenços e óculos.
  • Sim, acessórios são bem importantes! Eles mudam completamente suas roupas, como uma simples camiseta branca. Além de mostrarem sua personalidade, sinalizam que você tomou um tempo para se preparar para estar naquela reunião.
  • Evite acessórios que possam trazer distracao como brincos grandes que se movem muito. Lembre-se que o que vão mais ver é o seu rosto.
  • Os colares mais longos podem não trazer um bom efeito ou nem aparecer aqui. Prefira os mais curtos.
  • Para a parte de baixo, escolha peças confortáveis. É claro que você pode usar suas calças de alfaiataria, mas você pode usar calças mais esportivas e até leggings. Conforto pode vir do tecido (malha), modelagem (mais folgado que justo, elástico na cintura). Uma camisa bonita com leggings e brincos pode funcionar muito bem para trabalhar de casa!
  • Se você quer parecer mais profissional, usar a chamada terceira peça pode ser a solução. Estou me referindo a um blazer, uma jaqueta, um colete ou um cardigan. Automaticamente eles fazem você se sentir mais arrumada e pronta para uma reunião.
  • Muita gente considera que usar sapatos de verdade são importantes para você se sentir trabalhando. Eu não acho isso necessário. Já morei na Asia onde muitas pessoas tem a regra de tirar sapatos até em escritórios. Em Nova York, muitos dos meus clientes me pedem para tirar seus sapatos quando entramos nas suas casas, então estou acostumada a trabalhar de meias. Eu considero que usar o seu sapato de andar em casa, meias, ou até ficar descalço não é nenhum problema, a não ser que incomode você.
  • Eu recomendo que você aplique alguma maquiagem. Na verdade, nós sempre deveríamos usar filtro solar quando usamos computador. Então porque não aproveitar e usar um BB cream com protetor solar e adicionar um blush, rímel e batom? Leva menos de 5 minutos! Na minha opinião, usar alguma maquiagem imediatamente nos coloca no “Estou pronta pra trabalhar” mode. Uma cliente me disse uma vez que ela sempre coloca perfume antes de se sentar para trabalhar, isso totalmente afeta positivamente a produtividade dela! Por que você não tenta o mesmo? Isso prova que como nos arrumamos pode sim afetar nossa performance no trabalho de casa.
  • Cores são poderosas! E estando online não é diferente. Cores escuras passam uma mensagem de autoridade, enquanto cores mais claras passam mensagem de mais acessibilidade, colaboração. Então, planeje bem de acordo com suas reuniões do dia.

Se você esta buscando um serviço de consultoria de imagem e estilo online para esses tempos de trabalhar de casa, adaptar as roupas casuais para o trabalho virtual, etc., eu posso te ajudar.

Esse post foi uma tradução de um freebie que escrevi para minhas clientes e leitoras nos Estados Unidos.

Leia também um post que escrevi sobre moda e estilo em tempos de pandemia.

Fiquem bem,

Marcia