Workshop “Um Giro Pelas Décadas”

No mês de julho aconteceu o Workshop “Um Giro Pelas Décadas” com Cristiane Peixoto. O workshop surgiu de uma percepção do Curso de Coolhunting, onde foi notado um grande interesse das alunas ao tema, pois no cronograma consta pouco da história da vestimenta, atrelada ao espírito do tempo.

A moda é um espelho do mundo e falamos das tendências mais marcantes das décadas de 1910 a 2000: silhuetas, cores, estilistas, ícones fashion e muito mais. Somos testemunhas das mudanças que ocorreram nestes últimos meses. Um mundo que de repente mudou. Moda é comportamento e reflete seu tempo, o tal “zeitgeist”. O que acontecerá no futuro ninguém sabe, mas podemos tirar paralelos com o passado. Como a moda reagiu às guerras? Às inovações tecnológicas? Quem foram os designers que marcaram época? Tudo isso foi assunto desse workshop com 30 participantes de todo Brasil.

Cristiane Peixoto, foi a facilitadora, ela que é carioca da gema e nova iorquina de coração, se formou em Comunicação Visual pela PUC RJ. Tem experiências em diversas áreas da indústria resultaram em um olhar aguçado e útil na hora de entender e interpretar o momento atual do mundo fashion. Cristiane é contribuidora da Harpers Bazaar Brasil em NY e desenvolve projetos paralelos como a coleção em denim criada em parceria com a marca Sardina. Uma apaixonada pela história da moda é palestrante do NY Fashion Tour onde conta sobre a trajetória da NYFW com muito conhecimento e sucesso.

Nesse workshop a Nane Peixoto discorreu seu conhecimento sobre história da moda, as silhuetas, os tecidos, os estilistas mais importantes, os influenciadores de cada década, sempre comparados ao zeitgeist ou “espírito do tempo”. Assim como as capas de revistas que fizeram história.

Silvia Scigliano foi a organizadora, Consultora de Tendências e Consultora de Imagem, referência no mercado brasileiro por sua visão global vinda da experiência em vários setores da área. Morou cinco anos em Nova York, onde certificou-se como Consultora de Imagem pelo Fashion Institute of Technology (FIT) e foi uma das primeiras brasileiras a alcançar o AICI CIC. Sua experiência multicultural tornou-se o seu diferencial e a fez criar o NY Fashion Tour. Silvia é palestrante e instrutora de cursos de tendências, coolhunting e consultoria de imagem em todo o Brasil e Nova York. Presta consultoria para pessoas e também para marcas em tendências. Faz parte da AICI desde 2008, chegando à presidência da AICI Brasil em 2020.

“Em momentos de turbulência, historicamente o ser humano costuma olhar para o passado para buscar inovação e sobreviver em um futuro incerto. Essa teoria é a base de uma tendência de comportamento que chamo de “Vintage é um olhar para passado”, diz Silvia. A estética de décadas passadas tem se tornado cada vez mais importantes nos tempos atuais, assim como a busca pelo conhecimento.

Workshop “Um Giro Pelas Décadas” um pouco da história da vestimenta nas décadas de 1910 a 2000, atrelada ao espírito do tempo.

 

Nestes últimos meses, em plena pandemia algumas revistas de moda foram criticadas por suas capas que não refletiam a gravidade da situação. Estar em sintonia com o momento é fundamental, criando um diálogo direto com seus leitores. Aqui uma capa da revista Harper’s Bazaar americana de março de 1943, no auge da 2a Guerra Mundial, reflete uma onda de patriotismo e apresenta esta nova mulher que assume o comando enquanto os homens lutam na Europa. A jovem Lauren Bacall fotografada por outra mulher, Louise Dahl-Wolfe, uma das poucas fotógrafas daquela época.

 

Workshop “Um Giro Pelas Décadas” um pouco da história da vestimenta nas décadas de 1910 a 2000, atrelada ao espírito do tempo.

“Moda não é algo que exista apenas em vestidos. Moda está no céu, nas ruas, moda tem a ver com ideias, como nós vivemos, com o que está́ acontecendo.” – Coco Chanel

Tem interesse em participar do próximo? Escreva pra nós aqui nesse email: contato@crivorotscigliano.com

Veja aqui também sobre o NY Fashion Tour, o curso em Nova York criado pela Marcia Crivorot e Silvia Scigliano.