A “quilted jacket” (jaqueta acochoada), especialmente a jaqueta de retalhos e matelassê, estão de volta ao guarda-roupa moderno, com sua estética artesanal e vibe retrô. Confira de onde surgiram e o motivo de retornarem!
A jaqueta de retalhos e matelassê surgiu nos anos 70 com o movimento hippie e está voltando com a cultura do upcycling. O movimento hippie foi muito importante para o mundo e para a moda. Conceitos de sustentabilidade, alimentação natural, reaproveitamento de tecidos, colaboração, e até o fim das guerras mundiais, começaram com eles. Como resultado, a moda hippie traz tecidos de fibras naturais, jeans, crochê, estampas florais, tie-dye, cores suaves, plataformas, cabelos e aparência mais natural.
Comecei a ver nas blogueiras portuguesas, que são mais criativas, e fazem muito mix de estampas. Nesse inverno, também vi em algumas marcas do Brasil, basta uma breve pesquisa por “jaqueta de retalhos” ou “matelassê” para ver as várias opções.
Esta peça pode cair bem pra uma primavera mais fria que o normal, por exemplo a que estamos vivendo nesse ano de 2024. Existe a vontade de usar algo mais colorido, mas que esquente também.
Quem mais curte essa peça? Deixe pra gente aqui nos comentários!
> Confira também sobre a moda portuguesa em nosso post: O despontar da moda portuguesa!