Vocês já ouviram falar sobre a tendência “denim on denim”, também chamada de “Canadian Tuxedo”? Quando estudamos tendências no FIT em 2007, o professor dizia que não havia mais de novo pra acontecer com o jeans… mas ele sempre surpreende!
Tecido que foi criado nos anos 50 para os mineiros das minas de carvão, por ser extremamente resistente, ganhou as ruas no movimento “greaser”, representando a era do Rock and Roll. Um perfeito exemplo de “trickle up”, ou seja, a tendência que nasce na subcultura e movimentos jovens de rua e depois sobe pra elite.
Desde então, temos visto o tecido na moda nas mais diferentes maneiras. Nos anos 2000 vimos a icônica imagem de Britney Spears e Justin Timberlake que viralizou. Mais uma prova da teoria de que a moda volta a cada 20 anos, um dos conceitos que explico no curso de Coolhunting.
Depois ele sofreu um pouco por ser considerado uns dos grandes vilões da sustentabilidade. Gastava muita água e jogava química no meio ambiente durante o processo de lavagem. Mas as marcas rapidamente se moveram pra atender a demanda do consumidor e inventaram jeans feito de lixo, lavagens reutilizando a água e principalmente fazendo o upcycling. Esse último é o que mais tenho visto nas minhas pesquisas de loja ultimamente.
E você? Gosta de upcycling de jeans?
Beijos, Silvia.