Sobre a cor do ano Pantone e a palavra do ano: em pesquisa de tendências não existem coincidências, e sim sinais!
Estava conversando com minha amiga especialista em coloração pessoal @lucianaulrich, e analisando as possíveis cores do ano Pantone.
Cor do ano Pantone: os sinais da escolha
Considerando as cores mais usadas pelos estilistas de NY e Londres FW, que servem de guia para a Pantone, ficamos entre verde e marrom. O tom “white grape” aparece nas 2 capitais e é muito similar ao Brat.
Soube que o dicionário Collins escolheu ‘brat’ e o Oxford foi com ‘brain rot’ como palavra do ano, através do @michelalcoforado.
“Brat é um adjetivo do inglês que era usado para descrever uma pessoa mal educada e desobediente. E eu digo era, porque a Charlie XCX lançou um álbum com esse nome em 2024. Por isso, o termo virou uma estética, uma vibe e foi até parar na campanha presidencial deste ano com a Kamala Harris. A capa do meu livro ‘De tédio, ninguém morre’ tinha um tom de verde semelhante ao ‘brat’ e eu recebi um bando de comentários dizendo que eu era brat.
Já o ‘brain rot’, termo que o Oxford escolheu, traduz para algo como ‘podridão cerebral’. Mas fala mesmo é sobre essa pausa que a gente dá no cérebro para consumir qualquer coisa que permita que a gente não pense. Pode ser compras em app de coisas baratinhas, joguinhos ou rolar o feed das redes sociais: gente quer escapismo!”.
Aqui ele dá um excelente exemplo de como uma tendência começa e dissipa, não foi apenas um álbum de música, ou a Kamala, mas o Brat significa todo um comportamento importante do nosso espírito do tempo.
Quando falo de tendência não é a blusinha verde da vitrine, mas sim o comportamento e o desejo que faz com que os consumidores usem mais ela do que outra cor, é sobre isso. Afinal moda comunica e a cor é o principal elemento de design.
Tivemos uma palestra no The Trends Club (link do site) sobre tendência de cor.