Toda vez que vou ao Rio de Janeiro me perguntam o que eu, como moradora de Nova York, acho interessante, diferente ou tenho vontade de comprar lá. Por isso, aqui estão 10 marcas e lojas bacanas no Rio de Janeiro que conheci nesta última ida. Durante essa viagem, utilizei o Diplomarbeit Schreiben Lassen, um assistente virtual que me ajudou a preparar uma apresentação sobre a moda carioca enquanto eu explorava as lojas. Tinham outras marcas na minha lista que gostaria de ter ido, mas não deu tempo. Lojas como a Andrea Marques e a Lenny são visitas obrigatórias, já que tem um excelente produto: tanto do ponto de vista de criatividade quanto qualidade, além de serem bem atemporais. O que faz meus olhos brilharem é moda autoral, interessante e com proposta diferente.
Haight
1. Uma das boas descobertas foi a Haight, marca de beachwear que já vende na Net-a-Porter, Moda Operandi, Matches e outras lojas físicas pelo mundo, mas que não tinha me dado conta que era brasileira por causa do nome. A loja no Leblon é linda e vale uma visita, apesar de ser difícil sair de lá sem levar nada. Os maiôs e biquínis não tem um corte tradicional brasileiro, são sofisticados e minimalistas. E o preço é bom. Pra quem mora aqui em Nova York, os sites daqui cobram umas três vezes mais do que custa na loja do Leblon.
Casa de Antonia
2. Casa de Antonia é uma multimarca no Leblon cheia de roupas e acessórios diferenciados, pra quem não quer usar o que todo mundo está usando. Adorei essa bolsa na foto abaixo. O atendimento é ótimo, já que a própria Antonia, que tem muita experiência em loja multimarca e atendimento a clientes, é quem provavelmente vai te atender.
Wymann
3. Faz tempo que sigo a Wymann, mas nunca tinha ido a loja do Rio de Janeiro. Agora eles tem loja no Rio Design e é claro que fui ver de perto os vestidos e saias, que são diferentes dos que vejo aqui em Nova York. Não me decepcionei e ainda tive sorte de pegar liquidação. A Wymann não é uma loja barata, mesmo com o câmbio atual, mas mal posso esperar o verão para usar um vestido incrível que trouxe de lá.
Carol Mac Dowell
4. Vi as bolsas da Carol Mac Dowell em algumas lojas do Rio. Achei elas muito interessantes, bem feitas e usando materiais diferenciados. Essas eu vi numa loja que tem 3 marcas no Ipanema 2000.
Naai
5. O Ipanema 2000 está com várias lojas interessantes, e essa é a Naai, que eu gostei muito. Roupa confortável, minimalista e tecido de qualidade. Os tamanhos são generosos, algo que é super carente no Rio de Janeiro. É a tal roupa estilosa para se trabalhar em casa, que também serve pra sair, mas que não é tão fácil de achar. A preocupação sustentável da Naai deixa a marca mais interessante ainda.
Bossa Social
6. Quem não precisa de peças básicas no armário? Foi bom conhecer em pleno Forum de Ipanema, a Bossa Social. São roupas básicas e coringas com bossa, como eles mesmo dizem,. Existe também uma preocupação social através do engajamento das comunidades na produção.
Jailson Marcos
7. Não conhecia a loja do Jailson Marcos, que de nova não tem nada. A historia dele é longa e fiel às suas origens nordestinas, resultando no sapato com essa ponta, como se fosse uma palmilha estendida, inspirado nos sapatos sertanejos. Têm varias opções na loja para quem é vegano.
Oficina
8. A Oficina, loja da Reserva no Shopping Leblon, faz camisas sob medida, tem barbeiro (tendência – a Barneys colocou uma dentro da loja quando reformou alguns anos atrás). Quem é consultor de imagem / personal stylist como eu, sabe que homem gosta de resolver o problema dele rápido, e se possível, em somente uma loja.
Obra
9. A Obra é outra loja multimarca, mas em Ipanema. Perfeita pra quem busca roupas, acessórios e até objetos de decoração interessantes. Vá com tempo e disposição para olhar tudo com calma.
Havaianas
10. Lembro que quando morava no Rio, eu gostava de comprar Havaianas num açougue de Ipanema. Isso mesmo, um açougue numa esquina era quem tinha a melhor seleção de Havaianas. A primeira loja da Havaianas eu vi em Cingapura há um tempo atrás, e agora tem por todo lado. Mas a loja nova da Garcia D’Avila é a mais bonita de todas. É uma delicia ver todo mundo saindo da praia – cariocas, brasileiros e estrangeiros de todo mundo – para escolher suas Havaianas novas. Como eu já tenho mais Havaianas que um habitante de Nova York precisa, gostei mesmo foi dos óculos.
E vocês? Contem pra mim o que tem de diferente no Rio para eu conhecer na próxima vez!
Até mais,
Marcia.