A moda é um espelho do mundo e falamos das tendências mais marcantes das décadas de 1910 a 2000: silhuetas, cores, estilistas, ícones fashion e muito mais. Somos testemunhas das mudanças que ocorreram nestes últimos meses. Um mundo que de repente mudou. Moda é comportamento e reflete seu tempo, o tal “zeitgeist”. O que acontecerá no futuro ninguém sabe, mas podemos tirar paralelos com o passado. Como a moda reagiu às guerras? Às inovações tecnológicas? Quem foram os designers que marcaram época? Tudo isso foi assunto desse workshop com 30 participantes de todo Brasil.
Cristiane Peixoto, foi a facilitadora, ela que é carioca da gema e nova iorquina de coração, se formou em Comunicação Visual pela PUC RJ. Tem experiências em diversas áreas da indústria resultaram em um olhar aguçado e útil na hora de entender e interpretar o momento atual do mundo fashion. Cristiane é contribuidora da Harpers Bazaar Brasil em NY e desenvolve projetos paralelos como a coleção em denim criada em parceria com a marca Sardina. Uma apaixonada pela história da moda é palestrante do NY Fashion Tour onde conta sobre a trajetória da NYFW com muito conhecimento e sucesso.
Silvia Scigliano foi a organizadora, Consultora de Tendências e Consultora de Imagem, referência no mercado brasileiro por sua visão global vinda da experiência em vários setores da área. Morou cinco anos em Nova York, onde certificou-se como Consultora de Imagem pelo Fashion Institute of Technology (FIT) e foi uma das primeiras brasileiras a alcançar o AICI CIC. Sua experiência multicultural tornou-se o seu diferencial e a fez criar o NY Fashion Tour. Silvia é palestrante e instrutora de cursos de tendências, coolhunting e consultoria de imagem em todo o Brasil e Nova York. Presta consultoria para pessoas e também para marcas em tendências. Faz parte da AICI desde 2008, chegando à presidência da AICI Brasil em 2020.
“Em momentos de turbulência, historicamente o ser humano costuma olhar para o passado para buscar inovação e sobreviver em um futuro incerto. Essa teoria é a base de uma tendência de comportamento que chamo de “Vintage é um olhar para passado”, diz Silvia. A estética de décadas passadas tem se tornado cada vez mais importantes nos tempos atuais, assim como a busca pelo conhecimento.
Nestes últimos meses, em plena pandemia algumas revistas de moda foram criticadas por suas capas que não refletiam a gravidade da situação. Estar em sintonia com o momento é fundamental, criando um diálogo direto com seus leitores. Aqui uma capa da revista Harper’s Bazaar americana de março de 1943, no auge da 2a Guerra Mundial, reflete uma onda de patriotismo e apresenta esta nova mulher que assume o comando enquanto os homens lutam na Europa. A jovem Lauren Bacall fotografada por outra mulher, Louise Dahl-Wolfe, uma das poucas fotógrafas daquela época.
Tem interesse em participar do próximo? Escreva pra nós aqui nesse email: contato@crivorotscigliano.com
Veja aqui também sobre o NY Fashion Tour, o curso em Nova York criado pela Marcia Crivorot e Silvia Scigliano.